Resumo cpc 36
O Brasil consome anualmente 30 milhões de pneus, que são despejados no meio-ambiente. A Goóc, que é a primeira do país a reciclar pneus para desenvolver calçados a partir desta matéria prima, possui uma missão: eliminar todos os pneus inutilizados do Brasil. “Se cada brasileiro – que soma 183,9 milhões de habitantes – adquirir um par de sandálias de pneu reciclado, teremos eliminado em dois anos cerca de 35 milhões de pneus – já que fazemos 5 sandálias com cada pneu”, conta Thai Quang Nghia. “Este é o nosso desafio e também a missão da Goóc no Brasil”, completa Thai.
“Tenho gratidão e carinho com este país que me acolheu tão bem, desde minha chegada aqui, na década de 70. Agora, é minha chance de retribuir ao Brasil – encabeçando uma campanha de reaproveitamento de pneus e preservação ambiental, onde os produtos Goóc podem ser um caminho para esta resolução”, explica Thai, natural do Vietnã.
Além das sandálias, a Goóc produziu também displays desenvolvidos com papelão reaproveitado e reciclado para a venda de seus produtos: Box Belt. Com espaço para encaixe de caixas de sapatos, o móvel para PDV tem capacidade para agregar 48 pares de sandálias.
Produzir para reciclar
Segundo Thai, todos os anos o Brasil consome 350 milhões de sandálias e chinelos de borracha e pvc. Muitos, de má qualidade e baixa resistência, duram pouco tempo e acabam nas lixeiras de todo o Brasil. “Ao contrário da filosofia “produzir para criar lixo”, Goóc produz para reciclar – desde a embalagem de nosso produtos, até o próprio produto”, finaliza Thai.
Desde janeiro de 2006, a terceira unidade fabril Goóc, inaugurada em Feira de Santana, na Bahia, é responsável pela produção de toda linha de calçados e acessórios desenvolvidos com borracha reciclada de pneu. “Temos a intenção de concentrar nos próximos anos 100% da