Resumo CPC 26
O CPC 26 trata da apresentação das Demonstrações Contábeis e sua correlação com as Normas Internacionais de Contabilidade. O objetivo das demonstrações contábeis, segundo o Pronunciamento, é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. Para atingir esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca dos seguintes itens: ativos; passivos; patrimônio líquido; receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas; alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles; e fluxos de caixa.
Dessa forma, o conjunto completo de demonstrações contábeis abrange: balanço patrimonial ao final do período; demonstração do resultado do período; demonstração do resultado abrangente do período; demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; demonstração dos fluxos de caixa do período; notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas; informações comparativas com o período anterior; balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis; demonstração do valor adicionado do período.
Assim, as demonstrações contábeis devem representar apropriadamente a posição financeira e patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade. Para apresentação adequada, é necessária a representação fidedigna dos efeitos das transações, outros eventos e condições de acordo com as definições e critérios de reconhecimento para ativos, passivos, receitas e despesas.
Além disso, as demonstrações