resumo cpc 23
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
FERNANDA DE OLIVEIRA DANTAS
RESUMO CPC 05
Divulgação sobre Partes Relacionadas
Fortaleza
2014
CPC 05 - Divulgação sobre Partes Relacionadas
O CPC 05 visa informar aos usuários das informações contábeis sobre a influência das partes relacionados sobre os valores do balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício. Tem como propósito evidenciar transações que, por ocorrer com outras entidades do mesmo grupo, se desenvolvam de uma maneira distinta das demais. Pode-se citar como exemplos: vendas de bens pelo valor do seu custo, controlada não negociar com seu fornecedor de costume para adquirir os produtos de um parceiro comercial da controladora, entre outras.
O pronunciamento estudado deve ser utilizado na identificação de: transações com as partes relacionadas; de saldos existentes com as partes relacionadas e nas divulgações desses fatos.
Todos os eventos ocorridos entre a entidade e suas partes relacionadas devem constar nas demonstrações contábeis, mas com uma peculiaridade: os saldos entre as mesmas devem ser eliminados, exceto quando o valor utilizado nas transações for o justo. Ainda que não tenham ocorrido transações entre as partes relacionadas, o fato de existir controle deve ser divulgado pela entidade.
Quando houver transações, deve ser divulgado o montante: das transações, dos saldos existentes e compromissos, com os prazos, condições e demais detalhes. Além disso, também deve ser exposta a provisão para créditos de liquidação duvidosa e a despesa do período relacionada à dívida de incobráveis de partes relacionadas.
Tais divulgações devem ser separadas em categorias, como: controladora; entidades com controle conjunto da entidade ou influência significativa sobre a entidade que reporta a informação; controladas; coligadas; empreendimentos controlados em conjunto nos quais a