Resumo cpc 05 e 36
RESUMO DO CPC 5 E DO CPC 36
EMERSON WILLIAN POSSO
São José dos Pinhais, 21 de setembro de 2012.
Resumo CPC 5 – Divulgação sobre partes relacionadas O objetivo desta Norma é assegurar que as demonstrações contábeis da entidade contenham as divulgações necessárias para chamar a atenção dos usuários para a possibilidade de o balanço patrimonial e a demonstração do resultado da entidade estarem afetados pela existência de partes relacionadas e por transações e saldos, incluindo compromissos, com referidas partes relacionadas devendo ser aplicada nas seguintes situações:
- Na identificação de relacionamentos e transações com partes relacionadas;
- Na identificação de saldos existentes, incluindo compromissos, entre a entidade que reporta a informação e suas partes relacionadas;
- Na identificação de circunstâncias sob as quais a divulgação dos itens é exigida;
- Na determinação das divulgações a serem feitas acerca desses itens.
As transações com partes relacionadas e os saldos existentes com outras entidades de grupo econômico devem ser divulgados nas demonstrações contábeis da entidade. As transações e os saldos intercompanhias existentes com partes relacionadas são eliminados na elaboração das demonstrações contábeis consolidadas do grupo econômico.
Os relacionamentos com partes relacionadas é uma característica normal do comércio e dos negócios. As partes relacionadas podem levar a efeito transações que partes não relacionadas não realizariam. A mera existência do relacionamento pode ser suficiente para afetar as transações da entidade com outras partes.
Por essas razões, o conhecimento das transações, dos saldos existentes, incluindo compromissos, e dos relacionamentos da entidade com partes relacionadas pode afetar as avaliações de suas operações por parte dos usuários das demonstrações contábeis, inclusive as avaliações dos riscos e das oportunidades