Resumo CPC 00
Demonstrações contábeis elaboradas com a finalidade de fornecer informações para tomada de decisões, tais como:
1. Decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais;
2. Avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas;
3. Avaliar a capacidade de a entidade pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
4. Avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
5. Determinar políticas tributárias;
6. Determinar a distribuição de lucros e dividendos;
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade, que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
Características qualitativas da informação contábil-financeira útil
Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
Características qualitativas fundamentais
1. Relevância: Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários; A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
2. Representação fidedigna: Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. Representação fidedigna não significa exatidão em todos os aspectos.
Características qualitativas de melhoria
1. Comparabilidade: é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos