Resumo contabilidade
Introdução:
A contabilidade surgiu quando o homem sentiu a necessidade de registrar seus pertences para controlar de maneira quantitativa,a fim de defender suas poses. A contabilidade consolida-se com a ciência no séculos XIII e XVI,após a publicação em 1949 do Contabilidade po Partidas Dobradas,ao qual Frà Luca Paccioli relato os fatos da contabilidade.Logo em seguida surgiu a escola italiana que dominou o cenario contábil ,e filiais.
No Brasil,a craiçao da Escola de Comércio Álvares Penteado determinou a chegada da escola de contabilidade,logo em seguida notou-se a necessidade da implantação dos conceitos de autoria determinaram a introdução da escola Americana de Contabilidade em nosso país.
A adoção de um conjunto único de normas contabéis trará,inegavelmente,uma série de beneficios para a comunidade global,além de melhorar a qualidade,a transparência e a confiabilidade das informações.
Conceito e Finalidade:
Ciências Socias: estuda as diferenças da sociedade humana.
Patrimônio: a riqueza da entidade,seja ela juridica ou fisica.
Dados: descrição de objetos ou eventos acontecidos,que não provoca nenhuma reação.
Informações: comunicação que pode produzir reação ou desição.
A finalidade da contabilidade é de registrar,controlar,acumular,resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais,financeiras e ecônomicas de qualquer entidade.
Pessoa física: todo indivíduo desde o nascimento ate a morte,e para a pessoa física pode atuar como autônoma ou como sócia da empresa.
Pessoa jurídica:empresa ou companhia,legalmente autorizada.Pode ser de direito público ou de direito privado.
Aplicação da Contabilidade
De acordo com a deliberação da comissão de Valores Mobiliário,a contabiliadade deve ser um instrumento de tomada de decisão.
A finalidade de mensurar e registrar provém da necessidade que os proprietarios de patrimônio têm de quantificar suas riquezas e acompanhar a variação destas,controlando seu