Resumo Contabilidade e Gestão Tributária I.
A contabilidade e uma ciência que estuda, registra e controla os atos administrativos, transformando-os em fatos administrativos, transformando-os em fatos contábeis, com o objetivo de fornecer informações suficientes para que a administração da empresa decida o melhor caminho a seguir.
Um dos agentes econômicos interessados nas informações contábeis é o governo, que utiliza com o objetivo de arrecadar os recursos necessários para realizar suas atividades, como: saúde, educação, saneamento básico, etc.
A carga tributária representa a parcela que é retirada da economia para o pagamento de tributos aos entes federativos, ou seja, União, estados e municípios. Logo, quando a referência for carga tributária, estamos nos referindo aos impostos, taxas e contribuições pagas no dia-a-dia para os mais diversos órgãos públicos.
O Produto Interno Bruto – PIB é a soma de tudo que foi produzido no País em determinado período, sendo uma informação divulgada pelo IBGE, e o que se nota é que vem crescendo de forma contínua desde registrado nos anos 80, porém, se fomos levar em consideração a evolução tributária e desconsiderar os valores das exportações, verifica-se que a tributação sobre as vendas para o mercado interno é bastante elevada, representando carga tributária interna ainda maior que os percentuais divulgados. Em relação ao curso de ciências contábeis no Brasil, ele vem melhorando satisfatoriamente nos últimos anos, apesar de ainda enfrentar imensas dificuldades, porém, percebe-se que o Contador cada vez mais participa do processo decisório nas médias e grandes empresas, por ter a contabilidade vantagem de possuir visão geral da empresa ou grupo empresarial, através de suas ferramentas peculiares.
A contabilidade pode ser entendida como uma ciência que tem como objetivo principal fornecer informações de qualidade a seus usuários internos e externos. É por isso que a contabilidade existe: PARA INFORMAR.
A contabilidade