resumo conforto acustico
AULA 9
Tempo de reverberação (tr)
É o intervalo de tempo necessário para que o nível de intensidade de um determinado som decresça 60 dB após o término da emissão de sua fonte.
>>> O ajuste do tempo de reverberação de um ambiente é fundamental para garantir conforto acústico, além de inteligibilidade.
Reverberação
Forros e paredes absorventes, como lã mineral, podem corrigir o tempo de reverberação do som, muitas vezes em excesso em ambientes com grandes áreas, pé direito alto e superfícies metálicas aparentes.
Se usados de forma exessiva, os materiais absorventes podem comprometer o tempo de reverberação e dar a impressão de que não há inteligibilidade mínima em uma conversa.
AULA 10
Afastamentos muito grandes entre o palco e as últimas fileiras da platéia comprometem a boa audibilidade >>> preferíveis auditórios em leque, por exemplo, pois aproximam a platéia do palco e proporcionam melhor visibilidade;
Esquadrias acústicas
Geralmente as esquadrias com abertura em giro promovem melhor isolamento acústico em relação as esquadrias de correr – estas últimas requerem pequenas folgas que comprometem o isolamento acústico do conjunto.
Ruído de impacto em laje de piso
>>> Quanto maior a massa da laje, menor a vibração e menor a transmissão.
>>> Utilização de materiais macios nos acabamentos, quando possível.
Intensidade sonora
Fluxo da energia contida no movimento vibratório.
I = W/S
W é a potência emitida por uma fonte e S é a área (m²), por onde a energia atravessa.
Nível de ruído – dado em decibels (dB)
Frequências – dadas em Hertz (Hz).
Isolantes acústicos – servem para reduzir a energia do som transmitido através das estruturas para os ambientes vizinhos
>>> transmissão de ruído aéreo e pela estrutura.
Absorvedores acústicos – servem para reduzir a energia de um som refletido por uma superfície do mesmo ambiente.
AULA 11
Divisórias acústicas
Conferir boa capacidade de isolamento requer:
Aumento