Resumo conceito de genero
Mead, Mauss, Clastres, entre outros autores incluíram na tradição antropológica a ideia que os papéis destinados aos homens e as mulheres não estavam explicados pela diferença natural de seus corpos também não explicariam as outras diferenças sociais entre os sexos: de hierarquia, de status, de poder, de posição na divisão do trabalho, de personalidade, de comportamento...
Depois dessa rejeição que a biologia não explica a diferença social, criaram o conceito de gênero.
"O foco da Teoria de Gênero é desconstruir a ideia de que existe uma diferença natural entre homens e mulheres que explique o que acontece nas sociedades", define Heloisa Buarque de Almeida, antropóloga e professora especialista no tema.
"Por muito tempo se dizia que as mulheres tinham menos poder ou que estavam restritas à esfera doméstica por causa da reprodução e da maternidade, ou seja, devido a fatores associados ao próprio corpo feminino. A Teoria de Gênero tenta mostrar que nem todas as sociedades tratam a mulher dessa maneira” completa.
A Heloisa explica que a origem do conceito de gênero estaria inicialmente associada às ciências médicas.
"Gênero aparece na medicina nos anos 1950, no caso dos chamados distúrbios de gênero, como crianças que nasciam intersexuadas, ou seja, que tinham a genitália que hoje chamamos de ambígua, ou então pessoas que nasciam de um sexo e se diziam seres de outro sexo. Era usado quando a identidade do corpo da pessoa não combinava com aquilo que ela sentia sobre si".
Debate com biologia
Parte dos estudos antropológico diz que as diferenças sociais entre homem e mulher pode ser compreendida pelo universo social que os cercam, sem negar que existe também diferenças biológicas e anatômicas entre os sexos, porém outra parte nega totalmente as diferenças biológicas.
Estudos realizados nas ilhas Trobriands representaram uma aproximação quase intuitiva das teorias que desconstroem radicalmente a ciência, Bronislaw Malinowski,