Resumo Comunicacao Visual
PROVA N1 14.10.2014
OS 3 PARADIGMAS DA IMAGEM:
O que são paradigmas?
São matrizes disciplinares com uma série de “regras” generalizadas e compartilhadas por uma cultura. Ou seja, são padrões de soluções utilizadas como modelo.
Paradigma pré-fotográfico: Caracterizado pelas etapas de composição nas artes plásticas, consiste no processo de manipulação da matéria-prima. Tudo feito à mão. Exemplo: pintura, gravura, desenho.
Paradigma fotográfico: Surge através do processo de produção inaugurado pela fotografia na captação de imagens. Ao contrário do pré-fotográfico, não depende da interferência do autor na formação da imagem. Resposta de um fenômeno químico ou eletromagnético (revelação do filme escuro). Exemplo: Imagem pura, filme/película.
Paradigma pós-fotográfico: Processo puramente triádico, onde se faz necessário o uso de computador, uma tela de vídeo que serve como mediadora para produções feitas por um agente. Tudo que se passa na tela é icônico e de conteúdo abstrato. Exemplo: pintura digital (ilustração), 3D.
A construção da imagem vem sofrendo grandes influências pelos avanços tecnológicos, o que “impossibilita” isolar um paradigma em determinada leitura visual. Esses paradigmas se completam e geralmente são utilizados por profissionais das áreas de comunicação e artes.
O CÓDIGO VERBAL E O NÃO VERBAL
Classificação da linguagem visual
Linguística é a ciência que se dedica ao estudo da linguagem. Sistema de expressão do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja de forma falada ou escrita. Usadas pelo homem em seu cotidiano para que se estabeleça a comunicação.
Tipos de linguagem:
Verbal: Se refere a utilização das palavras seja falada ou escrita.
Não-verbal: Não faz uso de vocábulos para comunicar algo, e os signos são de caráter puramente visuais. Comunicação estabelecida através de fotografia, música, dança, pintura, escultura, som, desenhos, gestos e expressões fisionômicas.
DOMÍNIOS DA IMAGEM