Resumo Comportamento Operante
Para manter ou aumentar a frequência de um comportamento
Reforço Positivo: Ganhos obtidos com o comportamento. Arbitrário (não é produto do próprio comportamento). Natural ou auto-reforçamento (produto do próprio comportamento)Ex. Se estudar ganhará mais conhecimento.
Reforço Negativo: Evita-se algo aversivo (ruim) com o comportamento. Ex. Se respeitar a sinalização evitará uma multa.
Para diminuir ou tentar extinguir um comportamento
Punição Positiva: “Ganha-se” algo ruim (aversivo) para tentar diminuir o comportamento. Ex. Se passar o sinal vermelho ganhará uma multa.·.
Punição Negativa: “Perde-se algo bom” para tentar diminuir o comportamento. Ex. Se fizer bagunça não jogará mais videogame.
Esquema de Reforço Contínuo (CRF)
No esquema de Reforço Contínuo (CRF), todas as respostas – sem exceção -, são reforçadas. Para compreender melhor, pense naquele namorado apaixonado que realiza todos os pedidos de sua namorada. Ele simplesmente não nega nada a ela. Todas as vezes que o comportamento da namorada” pedir algo” é emitido, ele é reforçado. Este é o esquema de reforço mais adequado para que um determinado comportamento seja modelado.
Esquemas de reforço intermitente.
Agora, imagine um outro casal de namorados em que, nem todos os pedidos da namorada são atendidos pelo rapaz. Ele atender ou não, obedece a alguns critérios, dentre os quais podem estar a quantidade de vezes (insistência) em que a namorada pede, ou o tempo (espera) entre um pedido e o outro. A este esquema, os Analistas do Comportamento chamam de “Esquema de reforço intermitente”.
O esquema de reforço intermitente é tido como o mais eficaz na manutenção de respostas já modeladas. Uma de suas principais características, é tornar a resposta mais resistente à extinção; isto é, pode ser emitida mais vezes sem que necessariamente o reforçador tenha de ser apresentado.
Os esquemas de reforço intermitente dividem-se em Esquemas de