Resumo compelto
Capítulo 1: Fala sobre André, mais conhecido como Dedé, que estava muito frustrado por ter que ler Os Lusíadas durante as férias e teriam que escolher um conjunto de estrofes para preparar um trabalho para o próximo semestre. Seu professor era o Leonardo, louco por literatura. Fala também sobre a antiga professora de André, a Dona Gilda. Menciona Ana Cláudia, Cláudio e Zé Mário (amigos de classe de André).
Capítulo 2: Começa narrando André em seu quarto, ouvindo Rock do Metallica tenta ler a INTRODUÇÃO (PÁGINA 15) DE OS LUSÍADAS. Fala sobre seu Walmyr (pai de André) e sobre Dona Nice (mãe de André). Menciona a idéia de seu Walmyr de alugar um veleiro e fazer uma viagem pelo Pacífico (Dona Nice não gosta da ideia). Fala sobre Luís Alberto, mais conhecido como Teto, e seu pai Macedo.
Capítulo 3: Começa narrando uma conversa sobre André e Luís Alberto em que André pedia para Luís Alberto o ensinar e explicar sobre o poema de Os Lusíadas. Fala que o poema de Os Lusíadas é uma epopéia: um poema longo. Os Lusíadas eram compostos de 10 partes, chamadas de Cantos, formados de 1.102 estrofes de dez sílabas, sendo ao todo 8.816 versos. Fala sobre a divisão do poema em 3 partes (PÁGINA 24 e 25 - final).
Capítulo 4: Fala sobre Catarina (prima de André). Conheceu Catarina no tempo de escola no São Geraldo. Como sempre foi tímido, nunca se declarou para ela e por isso se chamava de Caipora (azarado, sem jeito). Depois fala que Catarina um dia começou a namorar com o Alê e Luís Alberto não queria mais gostar de Catarina, mas isso nunca aconteceu. Narra uma vez na piscina em que ele encontra Catarina novamente (PÁGINA 33 E 34).
Capítulo 5: Fala sobre outra passagem de Os Lusíadas – (PÁGINA 37, 38 e 39). Cita 2 figuras de linguagem: Metonímia e Antonomásia – figura de linguagem em que substitui um nome próprio por uma qualidade dele.
Capítulo 6: Fala sobre a ideia de André em fazer seu pai pensar em um