Resumo como nasce o direito
A economia se baseia nas necessidades do homem que são ilimitadas em relação aos bens que são limitados, o homem nunca está satisfeito com isso ele se parece com um animal predador, não contentando em respeitar aquilo que o outro possui ele sente a necessidade ter pra si aquilo que ainda não lhe pertence dai portanto surge a guerra ,que é a desordem de uma sociedade, e como o homem não pode viver na desordem existe o direito que através de artifícios como o contrato estabelece tréguas, equilíbrios entre as partes que se confrontam. A economia é essencial para a sociedade, porém ela por si só não basta e então se ampara no Direito para que exista ordem entre homens quando estes buscam satisfazer suas necessidades supremas.
Capitulo 2-Direito e Moral
A economia é composta pelo egoísmo, a moral seria então a solução para os conflitos que o egoísmo traz. O direito para que se imponha a moral sobre os homens, os conflitos poderiam ser extintos se caso todos os homens seguissem a ideologia do amor ao próximo ou seja se aquele que tem cedesse ao que não tem, e o que recebe se contenta com o que lhe foi dado se faria então ai presente a moral ,mas podemos perceber que apesar de algumas exceções essa moral é quase inexistente ,portanto é indispensável o auxilio do direito nessa questão impondo para que se faça pela força o que não se faz pelo amor,pela própria moral.
Capitulo 3-O Delito
A causa do conflito existente entre as partes é denominada delito. Aquele que comete o delito está sujeito a ser castigado, pois, quem comete um ato impróprio perante a sociedade esta infligindo a ordem social e por isso deve ser reprimido com um pena, esta se faz necessária para que seja reduzida as condutas antissociais, ou seja a pena tem a função de fazer sofrer para que assim se estimule a negação a tentação evitando que se cometa o delito.
Capitulo 4-A propriedade
A propriedade é reconhecida no direito quando se condena o furto, nesse momento não