Resumo Combinação de Negócios
Fusão (A+B = C): operação pelo qual se unem duas ou mais sociedades, dando origem a uma nova sociedade que lhe sucedera direitos e obrigações.
Incorporação (A+B=A): operação pela qual, uma sociedade absorve uma ou mais sociedades, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações.
Aquisição de controle (A+B=A+B): poder de governar as politicas financeiras e operacionais de uma entidade de forma a receber os beneficios de suas atividades.
Combinação de Negócio (CPC 15 e IFRS 3): operações ou eventos onde, o adquirente obtem o controle de um ou mais negócio. Independente da forma juridica da operação. Se não constituem negócio ->contabilizar como aquisiçao de ativos
Negócio: conjunto integrado de atividade e ativos, que possam ser conduzidos e gerenciados para gerar resultado (retorno) na forma de dividendos, redução de custos. ( Inputs-Processamento-Outputs)
• Não se aplica: a) empreendimentos controlado em conjunto (joint venture); b) Aquisição de ativos ou grupo de ativos, que não configuram negocios nos termos do CPC e c) combinação de entidade ou negócio sobre o controle comum.
Objetivo:
a) Reconhecer e mensurar nas DC os ativos indentificados adquiridos e os passivos assumidos, assim como a participação societarias dos não controladores.
b) Reconhecer e mensurar o goodwill – ágio por expectativa de rentabilidade futura ou ganho por compra vantajosa
c) Explicar em NE – determina as informações que devem divulgar.
Ql tratamento contábil de uma comb de neg.? Método de Aquisição
1. Identificar o Adquirente
2. Determinação da data de aquisição
3. Reconhecimento e mensuração dos os ativos indentificados adquiridos e os passivos assumidos, assim como a participação societarias dos não controladores na adquirida.
4. Reconhecimento do goodwill – ágio por expectativa de rentabilidade futura ou ganho por compra vantajosa
Cálculo do Goodwill
Valor Pago + Partic dos não controladores (VJ) + Partic Pré-existentes – VJ Ativos