Resumo Ciência Politica parte 1
Ideia de Marcelo da Costa Maciel
A Atividade teórica é mais uma forma de criação do que de imitação chamando assim de realidade, trata-se do discurso racional que é ferramenta indispensável com a pretensão de transmitir resultados, através da investigação de fenômenos.
SÓCRATES E OS SOFISTAS
Ele dedica a incessante investigação racional dos fundamentos do agir humano, sua ciência consistia na ciência do homem, o homem bom é aquele que mantém desperta sua autoconsciência e age de acordo com suas exigências, nascendo a ciência dos valores humanos na qual o sentido dos costumes e das leis era algo a ser examinado com os rigores da razão. É acusado de corromper a juventude ateniense, afirmando que o exercício da dúvida é o único princípio para a obtenção da certeza. A CONTRIBUIÇÃO DE SÓCRATES CONSISTE NA INTRODUÇÃO DE UMA POSTURA INVESTIGADORA E EMINENTEMENTE CRÍTICA ACERCA DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS.
- Os cidadãos faziam e alteravam as leis por meio de discussões pública que confrontavam diferentes interesses e pontos de vista.
Despertou a arte retórica e da oratória (persuasão), eles puderam fundamentar o conhecimento das coisas humanas na linguagem, tornando o homem o centro das preocupações dos sábios.
PLATÃO
Platão é o primeiro grande filósofo a elaborar uma filosofia política, construindo a luz da razão um projeto político que visava a condução dos homens à Verdade e ao Bem. Para ele a ideia do bem consiste no ápice do conhecimento e aquele que consegue contemplá-la está apto a conduzir os outros homens no caminho da verdade e a organizar a cidade segundo leis e instituições essencialmente boas e justas. Para Platão, todos os exercícios do poder estão sujeitos a falha, ou seja, sujeitos a corrupção
- Timocracia: governo caracterizado pela ambição de glórias e honras militares, nele ignora-se a necessidade de que ele tenha um fundamento filosófico. A tendência