RESUMO CITOESQUELETO
Definição, composição do citoesqueleto, funções na célula, proteínas
Citoesqueleto: estrutura com várias funções na célula O que é e composição;
O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos. São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. Composição do citoesqueleto
O citoesqueleto é formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina. Características principais
Os microtúbulos (tubos ocos e compridos) são maiores do que os demais componentes do citoesqueleto. São eles os responsáveis tanto pela forma celular quanto pela movimentação que ocorre nas células. Agem também na movimentação dos cílios e flagelos. Os filamentos intermediários estão no meio termo, em relação a sua forma, se comparados com os microtúbulos e microfilamentos. Sendo mais grosso do que os microfilamentos e mais fino do que os microtúbulos. Tem a função de manter as organelas celulares em seus lugares. Os microfilamentos ajudam a manter o vigor e a forma celular; dão suporte mecânico e colaboram na movimentação; contribuem com funções da membrana plasmática; agem na contração muscular; migração de células embrionárias; combate a infecções e nos processos de cicatrização da pele.
Funções na célula:- Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células;- Dá forma a célula;- Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias;- Permite a união das células;- O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular;- Formação e movimentação de flagelos e cílios;- Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide.- No processo de divisão celular, participam da movimentação dos cromossomos.