Resumo Citocinas
Propriedades Gerais
> Secreção de citocinas é um processo breve, autolimitado e transitório => as citocinas não são armazenadas, mas sua síntese é iniciada a cada nova ativação celular. Além disso, seus RNAm são instáveis, o que faz com que elas sejam transitórias.
> Suas ações podem ser pleiotrópicas, redundantes, sinergísticas ou antogonistas.
> As citocinas geralmente influenciam a síntese/ações de outras citocinas.
> Suas ações podem ser locais, principalmente, caracterizando-se como autócrinas e parácrinas, e sistêmicas (quando produzidas em grande quantidade agem endocrinamente).
> Elas iniciam suas funções se ligando a receptores de citocinas na superfície da célula, que não precisam estar expressos em grandes quantidades.
> As respostas celulares para a maioria das citocinas consistem em alterações na expressão gênica em células-alvo, resultando na expressão de novas funções ou proliferação.
OBS: categorias funcionais das citocinas
Mediadoras e reguladoras da imunidade natural; mediadoras e reguladoras da imunidade adquirida; estimuladoras da hematopoiese
Citocinas que medeiam a imunidade natural
Fator de necrose tumoral (TNF)
- principal mediador da resposta inflamatória aguda a micro-organismos infecciosos
- sua principal fonte são os macrógafagos
- o estímulo mais potente para desencadear a produção de TNF-α nos fagócitos mononucleares é o encontro do TLR com LPS e outros produtos microbianos
- o IFN-ɣ produzido por células T aumenta a síntese de TNF por macrófagos
- principal função: estimular o recrutamento de neutrófilos e monócitos para o sítio de infecção e ativar essas células para destruir micro-organismos.
. O TNF faz com que as células do endotélio expressem moléculas de adesão, que tornam a superfície adesiva aos leucócitos (selectinas E e super família das Ig, como ICAM e VECAM). O TNF estimula a produção de quimiocinas que aumentam a afinidade das integrinas dos leucócitos e induzem o seu recrutamento .