Resumo circuitos combinacionais 2° parte - circuitos digitais
- Códigos
É grandioso o numero de códigos dentro da Eletrônica Digital, onde situações em que a utilização de um é vantajosa em relação à outra.
- Código BCD 8421 – a sigla desse código representa as iniciais de Binary Coded Decimal, que significa uma codificação do sistema decimal em binário. Os termos seguintes 8421 significam os valores dos algarismos, que conforme os sistemas de numeração representam respectivamente 2³, 2², 2¹, 2⁰. O numero de bits de um código é o numero de dígitos binários que ele possui, portanto o código 8421 possui 4 bits.
- Código Excesso 3 – é a transformação do numero decimal no binário correspondente, somando-se 3 unidades. Esse código é usado em alguns casos nos Circuitos Aritméticos.
- Código Gray – sua principal característica é que de um numero pra outro apensa 1 bit varia.
- Código de 5 Bits – Dentro dos códigos de 5 bits os mais importantes são: o Código 2 entre 5, que possui sempre 2 bits igual a 1 dentro de 5 bits; e o Código Johnson é um código que será utilizado na construção do Contador Johnson.
- Código 9876543210 – é um código de 10 bits que foi muito utilizado na época em que os sistemas mostradores de algarismos eram válvulas eletrônicas.
Codificadores e Decodificadores – Codificador é o circuito combinacional que torna possível a passagem de um código conhecido para um desconhecido, e decodificador é o circuito que faz o inverso, ou seja, faz a passagem de um circuito desconhecido para um conhecido.
- Codificador Decimal/Binário – é usado para elaborar um codificador para transformar um