Resumo: cidadania apropriada, direitos protagonizados: identidade e cidadania indígena no contexto dos estados plurinacionais
CIDADANIA APROPRIADA, DIREITOS PROTAGONIZADOS: Identidade e Cidadania Indígena no Contexto dos Estados Plurinacionais
ARAPIRACA - AL
2013
JOÃO FARIAS DOS SANTOS
CIDADANIA APROPRIADA, DIREITOS PROTAGONIZADOS: Identidade e Cidadania Indígena no Contexto dos Estados Plurinacionais
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Jurídica,como um dos pré-requisitos de avaliação da 2ª unidade do 9º Período do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília, Arapiraca- Alagoas.
ORIENTADOR: Prof. Me. Davy Sales
ARAPIRACA – AL
2013
CIDADANIA APROPRIADA, DIREITOS PROTAGONIZADOS: Identidade e Cidadania Indígena no Contexto dos Estados Plurinacionais
Diante da apropriação de direitos protagonizados pela luta indígena os Estados passam a atuar pela manutenção e garantia da heterogeneidade e não mais pela busca de uma homogeneidade etnocida.
A impossibilidade de pensar o um sem considerar a multiplicidade que o “um” como parte tem também do “outro” é um desafio para o olhar ocidental historicamente forjador de imagens monolíticas com procedimentos de conhecimento que só se reconhecem devido às suas esmerosas técnicas de distanciamento entre sujeito e objeto. Pois essa diferença sempre volta à tona, mesmo apesar da diversidade, o Estado sempre concorreu para que fosse assim.
A ideia de tratar o povo como homogêneo, implica na concorrência contra a própria plurietnicidade, ou seja, a fundação do Estado Brasileiro não pode sobrepor a sua própria construção sobre ele mesmo.
Ainda que o Estado esteja a todo o momento negando as diferenças, os povos indígenas precisam ter respeitados como homens, a brasilidade deve continuar dando a lição cidadã que é a ideia de conviver respeitando as diferenças.
Com a constituinte de 1988, temos que dar espaços aos povos e trazer a voz deles a arena nacional. Não se pode negá-los a defender aquilo que eles querem da maneira deles.
As representações que se faziam sobre as costas