Resumo - carlota joaquina
O começo do erro de Portugal foi quando casaram o príncipe com uma princesa de 10 anos e além do mais, espanhola, um casamento arranjado para tratar de assuntos do reino e esse ato deu início há constantes violações ao povo que pagaram por tudo, quando a corte vê-se obrigada a deixar Portugal e a população fica em pânico com a situação.
Mais uma vez vemos a religiosidade é bem marcante, quando a rainha perdeu seu esposo e seu filho ficou louca, e a igreja católica se aproveitando da situação dava papeis para a rainha assinar bancando grandiosas construções de igrejas, o calotes praticado pela igreja foi um dos grandes motivos que faliram a corte portuguesa.
D.João, foi um covarde durante toda sua vida e principalmente quando o assunto se tratava a coroa, começando com a irresponsabilidade de não querer ser rei e a fuga para o Brasil, é percebível que o ato pratico pelo mesmo e bem parecido com os políticos,ricos e poderosos atualmente, que fogem das responsabilidades,quando ver que não tem solução para o problema ou que vão ser pegos fogem, não se importando com o povo e se preciso for também fugiram para outras nações para não ser punidos por seus atos absurdos.
Vemos que alguns moradores do Brasil já tinham noção dos perigos que corriam se não tivessem uma constituição,algo que garantissem seus direitos. A partir daí o direito começou a ser introduzido no país, mais parecido com o que ele é hoje.
Com tantos erros e problemas que vinheram para o Brasil, a nação não poderia ter menos problemas, é visto que há inúmeros políticos corruptos e ladrões, mas não poderia ser diferente, quando o começo de tudo foi com rei que roubava toda a riqueza do pais para si mesmo. Quando acontece casos de ricos e poderosos cometerem crimes, esses não são punidos, do mesmo