Resumo - Carl Rogers e a Perspectiva Centrada no Cliente
Teorias da personalidade / James Fadiman, Robert Frager; coordenacao da traducao Odette de Godoy Pinheiro; traducao de Camila Pedral Sampaio, Sybil Safdie. - Sao Paulo: HARBRA, 1986. (p. 221-229)
Carl Rogers foi um psicólogo e teórico norte-americano, cujos estudos foram evoluindo com o decorrer dos anos. Assumia abertamente suas mudanças de opinião. De visão humanista, defendia a racionalidade do comportamento humano. Promoveu a “Teoria Centrada no Cliente”, foi pioneiro no movimento de grupos de encontro e um dos fundadores da psicologia humanista. Seu trabalho não influenciou somente a psicologia, mas, também a área da liderança na indústria, militar, nas assistências sociais e religiosas etc, por conta de sua perspectiva terapêutica voltada para o cliente, que acredita que é possível ao cliente ter consciência de suas disfuncionalidades, ressaltando maior contribuição da parte daquele para o sucesso da terapia.
HISTÓRIA PESSOAL E ANTECEDENTES INTELECTUAIS
Carl Rogers nasceu a oito de janeiro, 1902, em Oak Park, Illinois, de uma família profundamente religiosa. Esta vertente o acompanharia até os primeiros anos da vida universitária, expressa em seu comportamento. A mudança de seus conceitos (entende-se por independência psicológica) deu-se após uma viagem à China para um Congresso de Estudantes Cristãos e uma excursão pela China Ocidental: “... meus valores, propósitos e minha filosofia passaram a ser os meus próprios...” (ROGERS, Carl, 1967, p. 351 apud FADIMAN, James, 1986, p. 222)
Começou a trabalhar em Rochester, Nova York, num centro de orientação infantil. Na sua permanência de 12 anos, desenvolveu uma abordagem formal e diretiva para a teoria que desenvolveria mais tarde. Em um seminário com Otto Rank, notou destaques daquilo que começava a desenvolver. Escreve “The Clinical Treatment of the Problem Child” em 1939, abrindo-lhe as portas ao magistério, com a oportunidade de lecionar na Universidade de Ohio. Escreveu