Resumo Capítulo Cerebelo - Ângelo Machado
Introdução:
Possui córtex tal qual cérebro; funções motoras.
Lóbulos importantes (correlações clínicas): tonsila – por projetar-se medialmente ao dorso do bulbo, pode trazer consequências a este em virtude de uma hipertensão craniana.
Divisão ontogenética: Lobo Flóculo Nodular
-----Fissura Póstero Lateral-------
Corpo do Cerebelo (lobo anterior ------fissura prima------lobo posterior)
Divisão filogenética:
Arquicerebelo (lobo flóculo-nodular): recebe aferência do n. vestibular, permitindo ao cerebelo coordenar a musculatura pra proporcionar equilíbrio.
Paleocerebelo (Lobo anterior + Pirâmide+ Úvula): recebe aferência proprioceptiva dos fusos neuromusculares e dos órgãos neurotendinosos, vindos através da medula e bulbo, que informam o grau de contração muscular. Assim, regulam o tônus e a postura.
Neocerebelo (cerebelo cortical): restante do cerebelo. Atua no controle dos movimentos em geral em virtude das conexões com o córtex motor e com o tálamo; juntamente com os núcleos da base, permitem elaboração de movimentos finos, delicados e assimétricos.
Histologia (da superfície para o interior):
Camada molecular: células em cesto e células estrelada; apresentam sinapses axossomáticas em torno das células de purkinge.
Camada de células de purkinge: dendritos que se ramificam na camada molecular, e longo axônio que saem em direção oposta, terminando nos núcleos centrais do cerebelo, que exercem ação inibitória – únicas fibras eferentes do córtex cerebelo. Camada granulares: células granulares com muitos dendritos e um axônio que penetra na camada de purkinge, e ao chegar nas camadas moleculares, se bifurca em T, constituindo as fibras paralelas do córtex cerebral.
Núcleos centrais e corpo medular do cerebelo:
Núcleos centrais (Fastigial, Globoso, Emboliforme, Denteado): Nos núcleos centrais chegam os axônios das fibras de Purkinge, e deles partem as fibras eferentes do cerebelo.
Corpo medular:
Fibras aferentes ao cerebelo: penetram pelos