Resumo capítulo 5, 6 e 7 Noções Básicas de Psicanálise
Conceito de narcisismo.
Em geral, emprega-se o termo para indicar pelo menos três coisas algo diferentes, embora relacionadas, quando se o aplica a um adulto, a saber: (1) uma hipercatexia do eu, (2) uma hipocatexia dos objetos do ambiente e (3) uma relação patologicamente imatura com esses objetos. A princípio, a criança só se interessa pelas gratificações que o objeto proporciona, isto e, o aspecto do objeto que poderíamos chamar de realizador de necessidades.
Um fato importante de mencionar é que os primeiros objetos são o que chamamos de objetos parciais. Só depois de muito tempo a mãe existe para a criança como um objeto total. Antes disso, seu seio, ou a mamadeira, sua mão, seu rosto, etc., consistiam, cada um, objetos separados na vida mental da criança.
Ambivalência.
Sentimentos de amor podem alternar em igual intensidade com sentimentos de ódio, segundo as circunstâncias.
Podemos compreender, portanto, que as relações de objeto, principalmente nos primeiros tempos de vida, desempenhem um papel de suma importância no desenvolvimento do ego, visto que, de certo modo, o ego, é em parte um precipitado dessas relações. Além disso, tem-se assinalado nos últimos anos que as relações inadequadas ou insatisfatórias com os objetos, isto é, com o ambiente externo