Resumo capitulo IV - Pavimentação asfáltica
Engenheiros”, capítulo IV, em que relata os tipos de revestimentos asfálticos, apresento-lhe um resumo e trechos de maior importância, como segue:
“Pavimentação Asfáltica – Formação Básica para Engenheiros”
Capítulo IV
Os pavimentos são estruturas divididas em camadas e tem o objetivo de receber cargas dos veículos que ali passam e resistir às ações climáticas. É constituído de um revestimento de mistura de agregados minerais com vários tamanhos e ligantes asfálticos, com o objetivo de impermeabilidade, flexibilidade, estabilidade, durabilidade, resistência à derrapagem, resistência à fadiga e ao trincamento térmico.
Os revestimentos são identificados quanto ao tipo de ligante: a quente ou a. As misturas usinadas podem ser separadas quanto à distribuição granulométrica em: densas, abertas, contínuas e descontínuas. Em casos de recomposição da capacidade estrutural ou funcional, além dos tipos descritos, é possível ainda lançar mão de outros tipos de misturas asfálticas que se processam em usinas móveis especiais que promovem a mistura agregadosligante imediatamente antes da colocação no pavimento, podendo ser separadas em misturas novas relativamente fluidas (lama asfáltica e micro revestimento) e misturas recicladas com uso de fresadoras-recicladoras.
Misturas Usinadas
A mistura de agregados e ligante é realizada em usina estacionária e transportada posteriormente por caminhão para a pista, onde é lançada por equipamento apropriado, denominado vibroacabadora. Em seguida é compactada, até atingir um grau de compressão tal que resulte num arranjo estrutural estável e resistente, tanto às deformações permanentes quanto às deformações elásticas repetidas da passagem do tráfego.
As misturas a quente distinguem-se em vários tipos de acordo com o padrão granulométrico empregado e as exigências de características mecânicas, em função da aplicaçãoa que se destina.
Os