Resumo capitulo 5 - Finanças Corporativas
A avaliação do valor dos ativos interessa principalmente aos agentes econômicos interessados na compra dos mesmos e na obtenção de lucros. Tendo em vista que os ativos dependem do mercado, eles se alteram sempre que tenham mudanças nas condições econômicas. Dessa forma, sempre que ocorram essas mudanças, faz-se necessários reavaliar o valor dos ativos.
Neste capítulo foi utilizada a análise baseada no modelo de fluxo de caixa descontado, que é a mesma utilizada normalmente no mercado.
Entende-se por valor a quantia que um ativo é negociado em condições de equilíbrio de mercado, quantia teórica que costuma orientar negócios, precificação de ativos. Para o cálculo deste valor, utilizaremos a fórmula V = D + E, sendo que V será o valor do ativo, D o valor da dívida (ou capital de terceiros utilizado para financiar o ativo) e E o valor do capital próprio (dinheiro de acionistas utilizado para financiar o ativo ou ações de uma sociedade). Todos os valores aqui utilizados serão valores aceitos pelo mercado. Os ativos podem ser considerados como a empresa.
Para a tomada de decisão, deve-se utilizar o método matemático da cotação, onde analisa-se a relação entre P0 (preço justo/alvo) e Pm (preço de mercado), conforme abaixo:
Ponto de vista
Condição
Detentor do ativo
Investidor
P0 > Pm
Não vender ou comprar mais
Comprar
P0 < Pm
Vender
Não comprar
Métodos de Valores Contábeis:
Há ainda no mercado pessoas que utilizam da contabilidade para dar valor às empresas, mesmo que às vezes sejam equivocadas, baseados nos balanços apresentados sendo o valor dos ativos expressa o (V), o patrimônio Líquido é igualado ao capital próprio (E) e o valor capital de