Resumo capitulo 4: administração e os ambientes de negócios. livro series essenciais/administração de montana & charnov
Administração e os Ambientes de Negócios
O fator ambiental é muito importante, nele a organização deve responder às forças ambientais que os obrigam a controlara a poluição e obedecer às leis que exigem a participação em programas de responsabilidade social. Existem outras forças específicas no ambiente externo que exercem impacto imediato: os acionistas, os bancos, os sindicatos, os fornecedores e os clientes. Uma empresa deve se relacionar cuidadosamente com cada um desses fatores. Esses fatores externos à organização são chamados de ambiente externo, e influenciam não apenas a organização na maneira de negociar, mas um ao outro.
O ambiente interno consiste nos fatores dentro de uma organização que constituem os recursos organizacionais, principalmente os fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos. O nível de tecnologia dentro de uma organização é diferente do nível de tecnologia externo. A tecnologia moderna pode ser a fabricação controlada por computadores, mas uma empresa individual pode estar ainda usando o controle manual. Assim sendo, o nível interno de tecnologia não será tão sofisticado quanto o externo. O inverso pode também ser verdade. Uma empresa bastante comprometida com a pesquisa e o desenvolvimento pode ter criado processos tecnológicos próprios, não disponíveis nos ambientes externos.
MODELO DE SISTEMAS ABERTOS
Um modelo de sistema aberto vê a organização como dinâmica e continuamente interagindo com seu próprio ambiente recebendo insumos, agindo para transformá-los em produtos ou serviços. Essa interação está resumida na figura abaixo:
O insumo (entrada) das organizações são seus recursos produtivos, que são então manufaturados ou montados (transformados) em produtos finais ou serviços (saídas). Na figura acima, os processos de transformação podem tanto se referirem a uma linha de montagem de televisores como a uma empresa de pesquisa de marketing produzindo estudos de pesquisas - o que