Resumo capitulo 2 do livro Imagens da Organização de Gareth Morgan
O uso de máquinas modificou radicalmente a natureza da atividade produtiva. A vida organizacional é rotinizada e precisa, o trabalho é mecanico e repetitivo, todos possuem hora de entrar e de sair, precisam trabalhar como se fossem parte das máquinas. As organizações que funcionam como máquinas são chamadas de burocracia, elas operam como máquinas, de maneira rotinizada, eficiente, confiável e previsível.
As organizações são instrumentos criados para atingirem um fim especifico. Na Revolução industrial o conceito de organização mecanizada cria mais força, devido ao uso de máquinas nas industrias. Muitas familias abandoraram o trabalho autonomo como artesões e foram para as fábricas. Surgiu a divisão do trabalho por Adam Smith. Foram introduzidas nas fabricas novas técnicas pra ajudar na absorção da rigorasa rotina de produção. Muita desta mecanização da administração foi aprendido e copiado do militarismo. As organizações que possuim máquinas trabalhavam como máquinas.
Houve tres contribuições importantes a essa teoria. A de Max Weber, Teoria da Administração clássica e Teoria da Aministração Cientifica.
Max Weber observou a relação entre mecanização da industria e formas burocraticas de organização, concluiu que o conceito de burocracia é uma organização que enfatiza a precisao, rapidez, clarez,a regularidade, confiabilidade e eficiencia através de uma divisão de tarefas, supervisão hierarquicas, regras e regulamentos. A Teoria da Administração cientifica classifica a administração como um processo de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Os principios desta teoria era Unidade de comando, hierarquia, amplitude de controle, acessoria e linha, iniciativa, divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, centralização de autoridade, disciplina, subordinação dos interesses individuasis aos interesses gerais, equidade, estabilidade e manutenção do pessoal e