resumo capitulo 17 TGA
Christiane Santana Pereira
Didas Oliveira Antunes
Iara Cristina Marinho da Silva
José Luiz Marques
Leideane Lima do Nascimento
Myllena Renata Alves da Silva
Rodrigo Ferreira Paixão
Rogerio Alvino da silva
Resumo Capítulo:17
TEORIA DE SISTEMAS
GURANTA-MT
2015
TEORIA DE SISTEMAS
Ampliando as Fronteiras da Empresa
A Teoria de Sistema (TS) é um ramo específico das Teorias Gerais de Sistema (TGS). A Abordagem sistêmica chegou à TGA a partir de 1960, tornando integrante dela.
A TGS surgiu com os Trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von bertalanffy. A TGS busca produzir teorias, e conceitos para o empírico. Os conceitos básicos da TGS são:
a-Existe uma tendência para a integração das ciências naturais dos sistemas. b- Essa integração parece orientar-se rumo a uma TS. c- A teoria dos sistemas constitui de modo abrangente de estudar os campos não-físicos ,como as ciências sociais. d- A TS desenvolve princípios unificadores que atravessam os universos das diversas ciências envolvidas. e- A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.
As TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependência de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e oxigênio que a constituem.
A TGS fundamenta –se em três princípios básicos :
Os sistemas existem dentro de sistemas: Cada sistema é construído de subsistemas, que faz parte de um sistema maior.
Os sistemas são abertos: são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o ambiente para trocar energia e informação.
As funções de um sistema dependem de sua estrutura: cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
A TS é introduzida na teoria Administrativa por varias razões.
A necessidade de uma síntese e integração das teorias anteriores.
A Cibernética permitiu o desenvolvimento e a operacionalização