Resumo capitulo 10 tga
Serra Talhada
Novembro de 2011
A cultura Organizacional
O tema cultural organizacional foi, desde os anos 80, objeto de importantes estudos acadêmicos. Linda Smircich, publicou em 1893 um artigo sobre cultura organizacional, ajudando a definir esse conceito. Segundo esse artigo, o conceito de cultura organizacional normalmente é tratado de duas formas. Alguns autores relatam que a organização tem uma cultura que muda com o passar do tempo. Outros consideram que a organização não tem uma cultura, ela é uma. A abordagem cultural organizacional foca o aspecto interno e relacional das organizações.
Um dos subsistemas organizacionais é o subsistema humano e cultural,formado por dois elementos:
Um elemento informal
Um elemento formal
Segundo Schein a cultura de uma organização, é percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias, dos hábitos e dos valores que permeiam essa organização, além dos seus objetos visíveis e físicos, tais como a arquitetura, os móveis, o espaço físico, a decoração, etc.
Existem outros desafios no que se refere à gestão do subsistema humano e cultural. Isso se traduz por um conceito complexo, que apresenta diversas facetas. Pode haver em uma organização relativamente descentralizada uma cultura em comum e um subculturas desenvolvidas em diferentes áreas ou departamentos.
Varios fatores como as soluções, os princípios, as formas de comportamento e os padrões representativos da divisão de mundo dos dirigentes são difundidos oficialmente na organização por meio de treinamentos, publicações, discursos oficiais do diretor-presidente e dos gerentes, etc. Porém, cada subgrupo organizacional tem sua própria visão de decisão.
Implantada nessa visão que considera a cultura como uma