Resumo Capitulo 1 – Marketing: Criando valor para os clientes
Capitulo 1 – Marketing: Criando valor para os clientes Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos. Os tipos de marketing são:
Produto (destinado a criar trocas para produtos tangíveis)
Serviço (destinado a criar trocas para produtos intangíveis)
Pessoa (destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas)
Lugar (destinado a atrair pessoas para lugares)
Causa (destinado a criar apoio para ideias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis)
Organização (destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários).
Quais são as orientações tradicionais de marketing?
O marketing pode ser orientado de várias maneiras nas organizações os modos tradicionais são:
A orientação para a produção: centra-se nos produtos e em como fabricá-los com eficiência. Pressupõe-se que, se os produtos forem melhores, os clientes irão comprá-los.
Uma orientação de marketing para vendas: envolve a concentração das atividades de marketing para venda dos produtos disponíveis, ela normalmente é usada quando a oferta de produtos e serviços é maior do que a demanda.
Orientação para o marketing: essa abordagem depende de compreender as necessidades e desejos dos clientes e construir produtos e serviços para satisfazê-los.
Marketing voltado para o valor é uma orientação para se alcançar objetivos desenvolvendo valor superior para os clientes, ela é uma extensão da orientação para marketing que se apoia em vários princípios e pressupostos sobre os clientes.
O princípio do cliente é a concentração nas atividades de marketing que criam e fornecem valor para o cliente, ou seja, tem como