Resumo Capitulo 1 e 2 - Livro Pense Melhor
Temos toda capacidade para pensar melhor, o ponto de partida é nos libertarmos dos padrões do pensamento improdutivo que nos refreiam.
Um exemplo são as lagartas processionárias, que quando saem do ninho para coletar alimentos, se movem em fila, cabeça-cauda, cabeça-cauda.
A lagarta que conduz fia um fino rastro, a lagarta seguinte, move-se sobre o rastro da primeira, acrescentando sobre este o seu.
A lagarta que lidera, não se distingue das outras, é por mero acaso que se encontra na dianteira. Se removermos a condutora, a segunda da fila cumprirá, as funções de bandeirante.
O naturalista Fabre fez um experimento com as lagartas. Ele conseguiu dispor uma sequencia de lagartas ao redor de um pote cheio de terra. Fabre pensou: Será que o instinto das lagartas forçá-la-ia a dar voltas em circulo sem fim? Foi o que aconteceu, depois que varias começaram a desmaiar de exaustão e inanição, é que o circulo começou a se desfazer.
Em algum momento da vida, todos nós, já agimos como as lagartas processionárias, seguindo precipitadamente e despropositadamente um rastro de seda, apenas porque ele se formou diante de nós.
Atravessamos a vida seguindo padrões, com os quais crescemos e convivemos confortavelmente. Mudamos somente quando somos forçados a isso.
Pensar melhor exige trabalho árduo, pode ser arriscado, e por isso muitas pessoas não o fazem. Nada é perfeito, o mundo esta cheio de coisas que podemos fazer melhor. Nossa vida, nossas empresas e nosso mundo poderiam ser melhores se ao menos conseguíssemos pensar de fato produtivamente.
Mais do que qualquer outra mercadoria, as informações estão por toda parte, quanto mais elas são usadas, mais elas aumentam. Hoje o diferencial para as organizações é como estas informações são usadas.
A capacidade de pensar melhor, em breve será a maior e mais significante vantagem competitiva, que as empresas e indivíduos poderão ter.
O pensamento produtivo é uma habilidade que qualquer