Resumo capitulo 02 da plt 148
Consultoria: conceito e atuação
A consultoria nada mais é que uma atividade profissional onde a empresa contrata o consultor para diagnosticar e formular soluções para determinado assunto a ser tratado ou corrigido.
O consultor é contrato por diversas razões de acordo com o porte e a necessidade da empresa, como por exemplo: * Havendo problemas momentâneos, para evitar a contratação de um novo empregado, contrata-se o consultor especializado no assunto para resolver o problema, ou seja, contrata uma prestação de serviço; * Necessidade de solucionar o problema com rapidez, não tendo como os empregados habituais realizarem a tarefa deste modo; * Dar um parecer técnico referente a determinado assunto, para minimizar as falhas; * Treinamentos e cursos, por serem especializadas na área, muitas empresas os contratam para dar treinamentos e cursos aos seus empregados.
As empresas de consultoria possuem contato entre si, deste modo as consultorias de grande porte, repassam alguns serviços às consultorias menores.
Os clientes em potenciais são as organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais e pessoas físicas. Cada qual com sua necessidade diferente, porem em comum que todos possuem certas deficiências a serem supridas. E as principais áreas de atuação do consultor são: estratégia e organização, tecnologia da informação, processos e recursos humanos.
A profissão de consultor é muito cobiçada por grandes gestores empresariais, o fato de isso acontecer é porque o consultor trabalha destinado a somente uma área de atuação, normalmente a que mais gosta e que possua pleno conhecimento; já o gestor empresarial tem a necessidade de conhecer todas as áreas e administrar as mesmas. Por esse profissional ser especializado no que faz, as chances de obter sucesso é muito grande, porem essa trajetória é difícil, pois precisa captar clientes e manter um giro de serviços prestados,