RESUMO CAPITAL SOCIAL E DESEMPENHO INSTITUCIONAL Grupo
DILEMA DA AÇÃO COLETIVA
(Robert David Putnam)
Robert David Putnam, é um cientista político e professor norte-americano, com atuação na Universidade de Harvard.
Na obra de Putnam, Capital Social – ele escreveu sobre práticas sociais, normas e relações de confiança que existe entre cidadãos de uma dada sociedade da Itália.
Na pesquisa, ele percebeu que, quanto maior a capacidade dos cidadãos confiarem uns nos outros, além de seus familiares, maior é o volume de capital social.
Para Putnam, CAPITAL SOCIAL é o conjunto de normas e redes da estrutura social que habitam os participantes a agir juntos e mais efetivamente na busca de objetivos comuns.
Além disso, envolve a cultura cívica, a confiança entre os membros da comunidade, o envolvimento nas questões comunitárias e a boa relação entre vizinhos.
O texto se refere a regiões pobres da Itália, onde situações de opressão estrangeria poderiam ter sido responsável por aquele contexto.
Sobre a situação, Putnam questiona:
Será que as pessoas que vivem nessas regiões problemáticas não aprenderam nada com sua triste experiência?
Certamente a situação seria melhor se todos cooperassem para o bem comum.
Com relação a este bem comum / ao dilema do espírito cívico racional, David Hume, filósofo escocês do século XVIII, conta uma pequena parábola que ilustra a situação vivida pelo povo italiano:
Teu milho está maduro hoje; o meu estará amanhã. É vantajoso para nós dois que eu te ajude a colhê-lo hoje e que tu me ajudes amanhã. Não tenho amizade por ti e sei que também não tens por mim. Portanto, não farei nenhum esforço em teu favor; e sei que se eu te ajudar, esperando alguma retribuição, certamente me decepcionarei, pois não poderei contar com tua gratidão. Então, deixo de ajudar-te; e tu me pagas na mesma moeda. As estações mudam; e nós dois perdemos nossas colheitas por falta de confiança mútua.
O que Putnam quer mostrar, é que com a cooperação todos ganhariam.
Sem o compromisso