Resumo capim colonião
O capim colonião é uma gramínea originaria da África.
Características Morfológicas
Planta perene de rizomas grossos, colmo ereto, em geral, com seis nós pilosos e exertos, podendo atingir até 4m de altura; As folhas tem 100cm de comprimento por 1 a 3,5 cm de largura, possui coloração verde clara com nervuras verde escuras. As lâminas lineares, pontiagudas com arredondamento da base junto à bainha, essas laminas são fortemente quilhada com até sete nervuras subprincipais, brancas, colocadas de cada lado da nervura principal, acuminada e com margens serreadas e levemente pilosas; A inflorescência é uma panícula cônica aberta com ramos principais e arranjo em espiral com até 40 x 40 cm.
Plantio
Exigem solos com boa fertilidade, leves e com boa umidade. Apresenta maior adaptação nos arenosos férteis, em regiões com boa precipitação.
Tem baixa tolerância a ambiente alagadiço e a geadas e média tolerância a seca. Precipitação pluviométrica requerida: 1.000 mm/ano
São necessário de 13 a 16 kg de sementes para semear um hectar.
O espaçamento deve ser de um metro entre linhas e entre plantas com covas a 2,0 cm de profundidade.
Manejo
O corte da parte aérea deve ser feito 90 dias após o plantio
Valor nutricional
Tem boa digestibilidade e palatabilidade. A produção de matéria seca é entre 8 a 12 t MS/ha/ano e o teor de proteína na matéria seca varia de 6 a 11% .
Outras considerações
Apesar de ser uma espécie que produz grande quantidade de sementes tem baixa taxa de germinação (40%). Pureza: mínima 40%. Resultando em um valor cultural igual a 16%.
Sofre ataque de cigarrinhas