Resumo cap17 economia brasileira
RA: 206246 Turma: ADM – 7º semestre - Noturno
Resumo Capitulo 17
A economia brasileira de 1985 a 1944
A politica econômica da nova republica tomou um rumo que acabou elegendo o combate inflacionário como principal meta. Para combater essa inflação foram feitas varias tentativas (planos); os mais famosos foram:
Plano Cruzado (1986)
Plano Bresser (1987)
Plano Verão (1989)
Plano Color I (1990)
Plano Color II (1991)
Plano Real (1994)
Todas essas fazes foram marcadas pela grande oscilação que ocorria nas taxas de inflação e também no produto real, eles vinham acompanhados, às vezes pelo sucesso e em outros momentos pelo fracasso; devido à inflação que ocorria.
Além do conjunto dos planos econômicos feitos na época, a partir dos anos 80 a economia brasileira teve um grande conjunto de reformas da instituição; elas se referem à inserção externa presente na economia brasileira e ao papel que o estado deve exercer.
O governo do Sarney durou de Março de 1985 até Março de 1990.
A inflação no Brasil teve inicio a partir do ano de 1973, esse processo esta relacionado ao sucessivo choque interno e externo que sofríamos o choque do petróleo, e das taxas de juros internacionais que ocorriam a todo o momento.
No final do regime militar a situação externa encontrava-se praticamente equacionada, contendo amplos superávits comerciais devido à decorrência de uma rápida queda que tivemos nas importações e expansão nas nossas exportações no ano de 1984. Ocorreu também uma tentativa de recuperação da economia mundial, por exemplo a resposta do setor exportador aos incentivos que eram feitos e a desvalorização do cambio ocorrida no ano anterior.
Com Tancredo Neves doente (presidente indicado pelo colégio eleitoral) o cenário politico acaba ficando um pouco mais incerto, pois como adoeceu as vésperas de tomar posse da presidência, o seu lugar foi ocupado pelo seu vice José Sarney. Logo após Tancredo vem a falecer e o cargo já tomado posse por