Resumo Cap1
Resenha Capítulo 1
As organizações são realidades do mundo contemporâneo, organização é uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades. Em um mundo cada vez mais globolizado e competitivo, o sucesso ou insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração.
Em primeiro lugar toda organização tem um propósito ou finlidade. Entretanto esse propósito que confere as organizações uma razão de existir. Todas as organizações são compostas por pessoas. Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa. Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho a definição a definição de funções, o estabelecimento de relações e autoridade entre seus membros.
Com o aparecimento das organizações, surge a necessidade de administrá-las. O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. O ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros. Administrar significa, realizar as tarefas e objetivos de forma eficaz e eficiente. Mas ha uma diferença entre eficiência e eficácia. Eficiência é fazer bem as coisas, preocupa-se com os meios, minimização dos recursos usados, Ênfase