Resumo Cap. 3 Teorias da Aprendizagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARBACENA – FASAB
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
ANNYLEIDE PRISCILA, DHENIFER MILIONE, JOÃO PAULO
Resumo Cap. 3 Teorias da Aprendizagem
Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. Existem duas formas que resultam na interação que é o processo de assimilação e acomodação. O processo de assimilação consiste em uma mudança quantitativa no sujeito, mediante a incorporação de elementos. Já o processo de acomodação, e a mudança qualitativa na estrutura intelectual(esquema)do sujeito, pelas quais se adapta ao meio. A assimilação e a acomodação juntas, justificam a adaptação.
Segundo Mizukami (1986) a aquisição do processo cognitivo acontece sempre que uma informação é assimilada à estrutura existente (esquema).
Segundo Piaget a inteligência e definida como um processo contínuo, e que o desenvolvimento intelectual são gradativas. Com esse crescimento cognitivo e preciso dividir em grupos:
Inteligência sensório-motora (0-2 anos): é durante os primeiros anos de vida que o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele, onde coordena as sensações vivenciadas junto com comportamentos motores simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária. O bebê tem sensações e descobre o mundo através do deslocamento de seu corpo. Há uma interdependência em perceber o mundo e atuar nesse mundo.
Pensamento pré-operacional (2-7 anos): é nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, esta substituição é possível, conforme Piaget, graças à função simbólica.
Operações concretas (7-11): a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados.