Resumo cap 13 Krajewski
Operações. 9 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2009.
Capítulo 13
Previsão de demanda
Palavras-chave: previsão; planejamento; padrões de demanda; séries temporais; agregação; método de avaliação quantitativo; métodos causais; análise de séries temporais; estimativa de força de venda; júri de executivos; pesquisa de mercado; método Delphi; previsão ingênua; método da média móvel simples; método da média móvel ponderada; método da suavização exponencial; método da suavização exponencial ajustada a tendências; previsão combinada; previsão focalizada.
Síntese das idéias centrais
A previsão é um prognóstico de demanda futuro dado um conjunto de suposições sobre tecnologias concorrentes, determinação de preços, marketing, gastos e atividades de venda. Planejamento é o processo de tomada de decisões administrativas sobre como aplicar recursos para melhor responder às previsões de demanda.
1. Padrões de demanda
Séries temporais são observações repetitivas de demanda para um serviço ou produto em sua ordem de ocorrência. São cinco padrões básicos:
Horizontal: flutuação de dados em torno de uma média constante;
Tendencial: aumento ou redução sistemática na média das séies ao longo do tempo;
Sazonal: padrão de aumentos ou reduções na demanda que pode se repetir em intervalos de horas, dias, semanas, meses ou de estações;
Cíclico: aumento ou reduções graduais menos previsíveis na demanda por períodos mais longos de tempo (anos ou décadas);
Aleatório: variação imprevisível da demanda.
2. Projetando o sistema de previsão
Antes do uso das técnicas de previsão, toma-se três decisões:
i.
Decidir o que deve ser previsto
Poucas empresas erram mais que 5 % quando prevêem a demanda total por todos os seus serviços ou produtos, mas os erros são maiores em produtos individuais. Por meio de agregação de serviços ou produtos semelhantes (requisitos de demanda