Resumo Cap 1 - Mankiw
10 Princípios de Economia.
Economia vem do grego e significa “Aquele que administra um lar”. A princípio pode soar estranho comparar a economia com um lar, mas ambos possuem muita semelhança. Em casa surgem questões como:
− Quem lava a louça?
− Quem dá comida para o cachorro?
− Quem come o ultimo pedaço de sobremesa?
Em uma economia também surgem questões a respeito da alocação dos recursos.
Quem desempenha que tarefa em uma sociedade? Quem vai andar de Ferrari e quem vai andar de ônibus? Quem vai estudar e quem vai trabalhar as minas de carvão? Quem vai na churrascaria e quem vai no RU?
Assim, a tarefa básica da economia é gerenciar a escassez face aos desejos ilimitados da sociedade. As necessidades ilimitadas do ser humano são justificadas no sentido de que sempre o homem quer mais. Por exemplo, uma pessoa prefere ter duas mansões ao invés de apenas uma. Diante disso, um sistema econômico não pode dar a todas as pessoas tudo o que cada um vai querer, já que as necessidades são ilimitadas.
Um economista estuda basicamente as decisões das pessoas, com relação à fatores como a poupança, o consumo, o investimento, etc.
10 Princípios de economia:
A idéia dos princípios a seguir é apenas dar uma idéia de assuntos que serão abordados no curso.
1- As pessoas enfrentam tradeoffs.
Nada é de graça. Segundo MANKIW (2007): “Em economia tradeoff é uma expressão que define uma situação de escolha conflitante, isto é, quando uma ação econômica que visa à resolução de determinado problema acarret, inevitavelmente, outros.”
Exemplos:
− Estudante que estuda duas matérias.
− Armas X Manteiga.
− Como gastar o salário. Que dívidas pagar e que dívidas não pagar.
− Poluição X Lucros
− Eficiência X Equidade.
Eficiência: Refere-se ao “tamanho do bolo”.
Eficácia: Refere-se a “quem vai comer o bolo”.
As pessoas tem de reconhecer as opções disponíveis, por isso tomam boas