Resumo cap 1 - desenvolvimento economico
ENTRE ASPIRAÇÕES E ILUSÕES DO MUNDO
INTRODUÇÃO
Desde que se iniciou o estudo do desenvolvimento econômico o intuito era responder a questão: Por que algumas nações são tão ricas e outras tão pobres?
Estamos em pleno século XXI e esta questão ainda não foi solucionada e o fato mais preocupante é que mais de dois terços da população mundial vive em condições de extrema pobreza.
As estatísticas nos mostram a verdadeira realidade das diferenças econômicas e sociais entre países ricos e países pobres, As divergências de expectativa de vida e PIB entre os países são o grande realce disso, fora o fato que a África tem o maior numero de pessoas infectadas com o vírus HIV no mundo, esses são os principais motivos e um dos maiores desafios para a compreensão da desigualdade econômica.
A Suíça é um dos países que apesar da pobreza do solo, e por anos estar fora das guerras européias é um dos países mais ricos e com o maior padrão de desenvolvimento social do mundo, a partir desse exemplo é possível compreender o quanto é complexo a análise da teoria do desenvolvimento econômico.
1º - TENTANDO COMPREENDER AS MULTIPLAS DIMENSÕES DO MITO: CONCEITOS DE SUBDESENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO
A questão do desenvolvimento e do subdesenvolvimento econômico vem tendo sido objeto de estudo por autores que procuram discutir a natureza, as causas e conseqüências da riqueza das nações à muitos anos.
Fiori disse em 1999, que a “economia política” que era o que explicava o movimento a longo prazo da acumulação do capital, mais tarde passou a chamar-se “economia do desenvolvimento”.
O que sempre foi alarmante foi a necessidade desde cedo e uma consciência desenvolvimentista que apontasse uma forma que superasse os obstáculos que impediam o crescimento econômico de países atrasados.
Assim entre os teóricos foi marcado uma referência para diminuir as múltiplas dimensões das desigualdades econômicas: norte/sul, Primeiro Mundo/Terceiro