Resumo Candomblé
Luana Amaral Dias
Pâmela Santos Porto
Simone de Jesus da Gama Soares
ARQN -2
Escopo do Resumo
“Os demônios como já dissemos, são espíritos sem corpos. Para se expressarem, precisam de corpos, sem os quais pouco fazer. Sempre, na história da humanidade, satanás arranja um jeitinho para conseguir entra no corpo do homem e usá-lo como lhe convém”. (MACEDO, 2006)
“Frequentemente nos vemos em meio a questionários de diversas procedências acerca das matrizes religiosas africanas hoje consagradas religiões afro-brasileiras”. (NASCIMENTO, 2010)
“A organização social dos terreiros candomblé (egbes) estruturado com base nas famílias-de-santo a partir de uma hierarquia de cargos e funções, a adoção de um nome religioso africano quando de sua iniciação, o compromisso com seu deus pessoal com seu pai ou mãe-de-santo[...]”. (NASCIMENTO, 2010)
“[...] A abertura do terreiro á sociedade se realiza em dois tempos fortes de rituais: um calendário de celebrações em homenagem aos orixás e dos ritos de iniciação que marcam pertencimento e a consolidação no interior do sistema[...]”. (FISCHER, 1997) Tema: A organização do terreiro de candomblé.
Título: A influência das matrizes religiosas africana: o candomblé
Objetivo Geral: Avaliar a influência religiosa como matriz africana na Bahia.
Objetivo Específico: Os africanos vieram para o Brasil, traficados a força e na condição de escravos, juntamente