RESUMO BULLYING-COMRTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES
339 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE CEUMACURSO DE PSICOLOGIA TURMA:150702 MATUTINO
DISCIPLINA:VFICO Prof.ª NELMA SILVA
RESUMO: Lopes Neto AA. Bullying- comportamento agressivo entre estudantes. J Pediatr(Rio J).2005;81(5 Supl):S164-S172.
O bullying significa todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudante contra outros, causando dor e angustia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Trata-se de comportamentos agressivos que ocorrem nas escolas e que são tradicionalmente admitidos como naturais, sendo habitualmente ignorados ou não valorizados, tanto por professores quanto pelos pais.
O comportamento violento , que causa tanta preocupação e temor, resulta da interação entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a família, a escola e a comunidade . Infelizmente, o modelo do mundo exterior é reproduzido nas escolas, fazendo com que essas instituições deixem de ser ambientes seguros, modulados pela disciplina, amizade e cooperação, e se transformem em espaços onde há violência, sofrimento e medo.
O bullying é classificado como direto, que são apelidos, agressões físicas, ameaças, ofensas verbais; e indireto que é atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos. O autor do bullying é tipicamente popular, tende a envolver-se em uma variedade de comportamentos antissociais; vê sua agressividade como uma qualidade; sente prazer e satisfação em dominar, controlar e causar danos e sofrimentos a outros.
As pessoas que sofrem bullying quando crianças são mais propensas a sofrerem depressão e baixa autoestima quando adultos. Da mesma forma, quanto mais jovem for a criança frequentemente agressiva, maior será o risco de apresentar problemas associados a comportamentos antissociais em adultos e à perda de oportunidades, como a instabilidade no trabalho e relacionamentos afetivos pouco duradouros, o simples testemunho de atos de bullying já é suficiente para