Resumo Brauer 07 04
O público alvo desse livro são os estudantes universitários, e tem como foco mostrar para estes subsídios para o processo de ensino/aprendizagem na faculdade. Também é de grande ajuda para o trabalho docente, independentemente de sua área de atuação.
No primeiro capítulo veremos o sentido da formação universitária, que visa dar instrumentos ao estudante para que ele tenha domínio de conhecimento, habilidades técnicas para o exercício de uma profissão e consciência social. Já no segundo capítulo, o livro discute sobre os principais hábitos de estudo, nos mostrando como organizar a vida acadêmica, e ensinando principalmente a utilização adequada dos instrumentos de aprendizagem que os estudantes tem à disposição no ambiente universitário. No quarto capítulo é apresentado a dinâmica de pesquisa, iniciando-se pela elaboração do projeto de investigação, logo depois o desenvolvimento da pesquisa e concluindo com a construção do relatório de pesquisa. Já no quinto capítulo é nos mostrado as principais modalidades que os trabalhos científicos assumem no contexto acadêmico. Destaca-se no sexto capítulo a especificação de situações da vivência nos cursos de pós-graduação, levando-se em conta o nível de ensino. O capítulo sétimo trata da docência universitária, sua ideia básica e a íntima relação entre ensino e pesquisa.
Ao final do livro encontramos um índice remissivo os principais temas discutidos ao longo do livro para facilitar sua localização. Não deixe de ler o primeiro capítulo, pois é leitura obrigatória para que se entenda os recursos técnicos e metodológicos ensinados pelo livro.
Capítulo 1 – Universidade, ciência e formação acadêmica
Quando entramos na universidade percebemos a mudança na forma com que professores e alunos conduzem os processos de ensino e aprendizagem. Essa mudança tem a ver com o seu grau de dificuldade, afinal todo ensino/aprendizagem dependem das mesmas condições. O ensino superior historicamente (tradição ocidental), foca em