Resumo Branding
Marca: é um conceito, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los da concorrência.
Papeis que as marcas desempenham para:
Públicos: Identificação da origem do produto, Atribuição de responsabilidade ao fabricante, Redução de Riscos, Simplificação do custo de busca, Vínculo com o fabricante do produto, Elementos simbólicos, Indicativo de qualidade.
Empresas: Identificação para simplificar rastreamento, Proteção legal para aspectos exclusivos, Indicativo de qualidade para consumidores, Meio para criar associações exclusivas, Fonte de vantagem competitiva, Ativo para retornos financeiros.
O que pode ter marca? Bens físicos e serviços, varejistas, produtos e serviços da internet, pessoas e organizações, localidades (turismo), ideias e causas.
Quais são as marcas mais fortes? Fatores que determinam liderança: Visão de mercado, Persistência, Comprometimento financeiro, Inovação, Alavancagem de ativos.
Brand equity: está relacionado ao fato de se obterem com uma marca resultados diferentes daqueles que se obteriam, se o mesmo produto/serviço não fosse identificado pela marca. Patrimônio de marca = marca como um ativo da empresa. Se retirado, o valor da empresa cai.
Os consumidores devem ser convencidos de que existem diferenças entre marcas na categoria do produto ou serviço, para que estratégias de marketing sejam bem sucedidas. Ex. Guarda chuva-> produto commoditie, porém o guarda-chuva Montblanc é diferenciado.
Gestão estratégica de marca: envolve o projeto e implementação dos programas e atividades de marketing para construir, dimensionar e gerenciar Brand Equity.
Etapas:
1. Estabelecer posicionamento e valores de marca
2. Planejar e implementar programas de gerenciamento de marca
3. Avaliar e interpretar o desempenho da marca
4. Promover crescimento e sustentação, Brand Equity.
Posicionamento de marca
Kotler: é o ato de planejar a