Resumo Bolsa de valores
As bolsas de valores são locais onde são negociados os títulos emitidos por empresas sejam elas com capitais públicos, mistos ou privados.
Na bolsa de valores é realizado a venda de ações. Estas ações são títulos que representam pequenas parcelas de uma empresa.
A Bolsa de Valores também negociam debêntures, ou seja, um título emitido para obtenção de empréstimos em longo prazo, neste caso ao adquirir debêntures você estará fazendo um empréstimo à determinada empresa que garantirá o pagamento através da hipoteca de seu patrimônio.
Bolsa de mercadorias e futuros BM&F
A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) é a bolsa na qual se negociam contratos e minicontratos futuros de ativos financeiros ou commodities. Ou seja, é a negociação de um produto que ainda não existe no mercado, por um preço predeterminado para liquidação em uma data futura preestabelecida.
A BM&F é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários.
Mercado de Balcão
O mercado de balcão é um mercado de títulos sem local físico definido para a realização das transações, que são feitas por telefone entre as instituições financeiras.
E para a compra e venda de títulos e valores mobiliários.
O mercado de balcão organizado, consiste em um sistema de negociação de títulos e valores mobiliários organizado em meio eletrônico de negociação por terminais, que interliga as instituições credenciadas em todo o Brasil, processando suas ordens de compra e venda e fechando os negócios eletronicamente e com maior transparência.
Sociedade Corretora de Títulos e valores mobiliários
As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários são instituições constituídas sob a forma de sociedade anônima ou sociedade limitada. Elas promovem a aproximação entre compradores e vendedores de títulos e valores mobiliários, proporcionando-lhes negociabilidade adequada por meio de operações realizadas em recinto das Bolsas de Valores e do mercado de balcão.