Resumo Axiomas de Zurique
Heitor Lopes Moura
Resumo
Manaus/Am.
2014
IDAAM
Heitor Lopes Moura
Axiomas de Zurique
Manaus/Am.
2014
Os Axiomas de Zurique.
O que são e como foram criados os Axiomas.
A suíça uma terra de ancestrais é um lugarejo pedrento, com uma área menor que a do Rio de Janeiro. Não tem um centímetro de litoral. É uma das terras mais pobres em minerais que se conhece. Há trezentos anos a Suíça fica fora das guerras europeias, com tudo isso, os suíços estão entre as pessoas mais ricas do mundo. Em renda per capita, comparam-se aos americanos, alemães e japoneses. Sua moeda é uma das mais fortes do mundo.
Conseguem-no porque são os investidores, espetaculares e jogadores mais espertos do mundo. O assunto deste livro é: apostar para ganhar. Os Axiomas de
Zurique trata de riscos e de como administrá-los. Os axiomas se aplicam às especulações com mercadorias, metais preciosos, arte, antiguidade e imóveis. Em resumo, os Axiomas se aplicam a qualquer situação em que você arrisque dinheiro visando a ganhar mais dinheiro.
Na vida, para qualquer espécie de ganho – em dinheiro, em estatura pessoal, o que quer que se defina com “ganho” -, você tem de arriscar um pouco do seu capital material e/ou emocional. Tem de comprometer dinheiro, tempo, amor, alguma coisa.
Esta é a lei do universo.
Observando isto, os suíços concluíram que a maneira sensata de levar a vida não é fugindo aos riscos, mas expondo-se deliberadamente a eles. É entrar no jogo.
Apostar. Os axiomas ao primeiro contato são um pouco assustadores. Não são do tipo do tipo de conselhos sobre investimentos que a maioria dos assessores costuma oferecer. Na realidade, contradizem alguns dos mais estimados clichês da indústria do aconselhamento financeiro.
A expressão “Axiomas de Zurique” foi cunhada num clube de suíços que operavam em mercadorias e ações, e que se estabeleceu à volta Wall Street, depois da
Segunda Guerra Mundial. Era apenas um grupo de homens e mulheres