Resumo Atenção
A atenção está junto à percepção, percebemos e em seguida temos atenção ou temos atenção e depois percebemos isso já faz parte de nós.
Um dos experimentos feito sobre a atenção, disse que crianças entre quatro e cinco anos ainda não estão com a sua área sensória motora tão exercitada. Necessita de uma atenção maior para realizar atividades que cobram a sua percepção e atenção.
Já crianças de cinco a seis anos participaram de um experimento que exigia um pouco mais de si, ao ter que clicar em uma tecla identificada de acordo com o estímulo que fosse aparecido, assim colocando em prática a sua percepção e atenção no momento da atividade. Perceberam que nessa idade a criança já sabe o que está fazendo, não age só pelo impulso, mas sim com atenção naquilo que vai realizar.
O texto cita a diferença do macaco para a criança, e uma delas é que o macaco precisa primeiro ver o estímulo para depois prestar atenção, a criança já é o contrário, primeiro presta atenção para depois ver o estímulo. O animal só consegue ver o signo se estiver à vista, a criança consegue imaginá-lo.
Um ponto que não deixa de ser menos importante é quando a criança está com um foco em algo e de repente surge um novo foco de atenção, ela imediatamente transferi a sua atenção para esse novo lugar, mostrando que o movimento e a atenção não se separam da percepção.
O animal não tem a percepção visual passiva (afetivos, motores e intelectuais), ele só vai em direção ao objeto que o atrai.
É importante sabermos que a nossa atenção vai sendo construída conforme o nosso desenvolvimento, as nossas vivências e experiências, é um processo que começa ainda quando somos pequenos, conforme alcançamos a idade entre cinco e seis anos, a nossa atenção começa a ter um foco maior, entendemos melhor tudo que está envolvido no nosso meio.