Resumo As Viagens de Gulliver
Isso deve-se ao fato de que alguns aspectos contemporâneos podem ser vistos no livro.
1- Primeira viagem
1.1 Brigas Partidárias:
Hoje as pessoas são movidas pelo poder, ou seja, cada um quer ser superior ao outro. A briga entre ideais pode ser vista no livro pela formação de dois partidos. Um é a favor de quebrar o ovo pelo lado mais estreito,já o outro só permite que seus ”seguidores” quebrem o ovo pelo lado mais largo.
A diferença entre os dois partidos faz com que surja uma nova cidade, com um novo modo de governar.
1.2 Tecnologia
Apesar de um país pequeno e nem um pouco conhecido, Lilliput desempenha um trabalho magnífico quando se trata de tecnologia. Mesmo pequenos, conseguem fazer cálculos precisos quando é necessário.
Demonstram a inteligência tecnológica em todos os momentos que estão com o gigante Lemuel. Momentos aos quais são obrigados a construirem palanques, meios de transporte, e fornecer alimentação para alguém 100 vezes maior que os Lilliputianos.
3- Terceira Viagem
3.1 Conhecimento científico Na terceira viagem conhecemos o reino de Laputa. Laputa é habitada por cientistas. Assim como a ciência moderna procura novas maneiras para diversos problemas, os cientista Laputianos também procuram soluções para problemas com seus “sub-reinos”.
4- Quarta viagem
4.1 Sem dúvida a quarta viagem é a que mais mostra o homem atual. Segundo os relatos de Jonathan, Gulliver viaja até uma ilha na qual existem dois ( Houyhnhnms e Yahoos).
Os primeiros são seres puros e inteligentes nos quais a principio lembra o homem, mas ao conhecer as características dos yahoos vemos que esses que mais se parecem com o homem; com ambições fúteis e brigando com os das própria espécie para consegui-las os Yahoo são dignos de