Resumo as etapas do pensamento sociológico
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – MG
Departamento de Ciências Sociais e Filosofia
DISCPLINA: Introdução à Sociologia
ALUNA: Amanda Luiza da Silva Marques
Resenha de alguns capítulos do livro “As Etapas do Pensamento Sociológico”
Nas partes em destaque da obra de Raymond Aron, ele analisa o pensamento do sociólogo Émile Durkheim com bases em três de seus principais livros: Da Divisão do Trabalho Social, O Suicídio e As regras do método sociológico.
Da Divisão do Trabalho Social
De la Divison du travai social foi publicado em 1893 e é considerado o primeiro grande livro de Durkheim. O tema central da obra (as relações entre os indivíduos e a coletividade) é recorrente em toda a obra do autor. Dukheim distingue duas formas de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A primeira se caracteriza como uma solidariedade por semelhança, que quando domina uma sociedade faz com que seus indivíduos se diferenciem pouco; sendo predominante em sociedades arcaicas. Já a solidariedade orgânica é aquela em que o consenso resulta de uma diferenciação. A oposição entre essas duas formas de solidariedade assemelha-se à existente entre sociedades segmentárias e aquelas em que aparece a moderna divisão do trabalho. O conceito de divisão do trabalho, segundo Durkheim, considera que a diferenciação tem origem na desintegração da solidariedade mecânica e da estrutura segmentária.
Dentre as ideias englobadas pela teoria geral do autor, está o conceito de consciência coletiva, definida em De la Divison du travai social como “o conjunto das crenças dos sentimentos comuns a média dos membros de uma sociedade”. De acordo com as sociedades essa consciência coletiva apresenta menor ou maior força. Em sociedades dominadas pela solidariedade mecânica, a consciência coletiva reúne a maioria das consciências individuais. Ao passo que em sociedades onde aparece a diferenciação dos indivíduos, cada um deles tem liberdade em suas crenças e ações. A