Resumo as empresas feitas para vencer
Você é um porco espinho ou uma raposa? Essa é a primeira questão abordada pelo autor , ele mostra a diferença ente os dois, sendo a raposa a qual sabe muitas coisas ,sabe lidar com estratégias complexas , ataca com várias frentes de uma vez e não te um conceito geral ou uma visão unificada. Já o porco-espinho sabe uma coisa muito importante, simplifica as ideias complexas , busca sempre uma ideia organizada ,e reúne o essencial, ele detém uma única arma mas eficiente . Sendo assim aqueles que construíram as empresas feitas para vencer eram na maioria porcos-espinhos,e aqueles que lideraram as empresas de comparação direta tendiam a ser raposas.
O capítulo mostra os três círculos do conceito do porco-espinho.O primeiro é denominado de “A atividade na qual você pode ser o melhor do mundo” onde mostra que é necessário saber no que você poder ser melhor e no que você não pode ser o melhor , e avaliar se essa atividade na qual você é o melhor é algo que a empresa reamente esteja engajada no momento.O segundo circulo é “O que aciona o seu motor econômico “ é saber o fator que impacta mais no seu lucro .E por fim o terceiro “A atividade que o apaixona profundamente” ,mostra que as empresas que se tornaram excelentes também se concentraram nas atividades que despertavam paixão , descobrir aquilo que apaixona.Para ter o conceito de porco-espinho bem desenvolvido é preciso de todos três círculos ,pois eles se completam .
Como saber em que atividade você pode (ou não pode ) ser o melhor . O enfoque dessa parte do livre remete a descobrir em qual área são realmente os melhores sem interferência do ego , todas as empresa gostariam de ser as melhores em alguma área , porem é necessário também descobrir as áreas nas não podem ser os melhores , e essa distinção é base para a formação de empresas que visem se tornar excelentes.
Um exemplo é da Abbott e